segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hajj (Peregrinação)

Milhões de peregrinos dirigiram-se esta segunda-feira ao Vale de Mina, perto de Meca, para celebrar o tradicional ritual da lapidação de Satã, após a festa do sacrifício.
Esta parte da peregrinação anual dos muçulmanos a Meca costuma ser a mais problemática, com violentas avalanches humanas, devido ao enorme fluxo de peregrinos. Este ano, mais de dois milhões segundo dados oficiais.
Neste ritual, a lapidação de Satã, cada peregrino deve lançar 21 pedras sobre cada uma das três pilastras que simbolizam o diabo - três enormes blocos de concreto armado com 25 metros de altura.
Até ao dia de manhã, os peregrinos sacrificaram cordeiros, para lembrar o quase sacrifício de Isaac, quando Deus mandou que Abraão imolasse o próprio filho como prova de obediência. O ritual marca o início da festa de Al Adha ("Sacrifício").
Concluído o ritual, os fiéis seguem para a Grande Mesquita de Meca, para "uma volta de adeus" em volta da Kaaba, construção cúbica negra na qual está incrustada a Pedra Negra, relíquia sagrada dos muçulmanos.
A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do islão, que todo muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida, se tiver meios e condições para tal.

Fonte: APF

1 comentário:

Anónimo disse...

Thank you so much for your compliments.
I've seen your interesting blog, too. Rich of useful informations.
I am at your disposal if you want to publish any of your contributions on my Blog.

Good Night

Best Regards

florinda