segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bush e os Sapatos

Veja aqui o video
«Este é um beijo de adeus do povo iraquiano, cachorro», gritou Muntazer al-Zaidi, lançando contra o presidente americano os sapatos.
O até agora pouco conhecido repórter xiita, da TV Al-Baghdadiya, continuou a gritar, «você é o responsável pela morte de milhares de iraquianos», enquanto era retirado à força pelos serviços de segurança iraquianos e americanos.
Na cultura árabe, o ser apontado como cachorro é um dos insultos mais graves. O uso dos sapatos, como “instrumento de agressão”, por sua vez, simboliza o desprezo por algo ou alguém.
Em 2003, por exemplo, os iraquianos atacaram a pontapé a estátua de Saddam Hussein, assim como com o mesmo simbolismo, assistimos em manifestações mais radicais, ao pontapear e/ou ao espezinhar de símbolos ocidentais.

4 comentários:

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Nem tudo é perfeito!
Faltou para esse jornalista uma estratégia no arremesso. Se ele tivesse feito à mira um pouco mais para baixo ... Ah! ELE ACERTAVA.
Se for fundada alguma organização em benefício a comprar sapatos novos para esse jornalista, terei muita boa vontade em ajudar.

anjobaldio disse...

Obrigado pela visita. Abração.

Anónimo disse...

Este jornalista devia ser seriamente punido, no minimo 3 anos de treino intensivo com todo o tipo de calçado.
INADMISSIVEL, duas tentativas falhadas. Qualquer pingunço habituado às nossas romarias e feiras, aquela distancia, acertava os dois e nas trombas.

Castro Verde

Ana Valeska Maia disse...

Grata pela visita, também voltarei aqui!