quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Barbárie continua



A noite de Mumbai, a capital financeira da Índia, foi ontem palco das acentuadas divergências etnicas, religiosas e culturais que a cada dia mais assolam um mundo que se diz "Global".
Um grupo terrorista, auto-intitulado Deccan Mujahedeen, até agora pouco conhecido fora da Índia, tomou de assalto, dois hotéis de luxo e outros lugares frequentados por turistas. Hospitais, postos da polícia e estações de comboio, foram também alvos, numa acção concertada, que procurou essencialmente atingir, segundo testemunhos, cidadãos britânicos e norte-americanos.
No entanto, Mumbai tem sido por diversas vezes alvo de ataques terroristas, na sua maioria perpetrados por grupos islâmicos (religião, entre outras existentes, minoritária num país onde a população é predominantemente Hindu).
Por exemplo, ainda em Julho do ano passado, uma série de explosões fez 187 mortos. Desde Maio deste ano, o mesmo grupo, auto-intitulado Deccan Mujahedeen, tem-se responsabilizado por vários atentados, nos quais morreram até ontem cerca de 130 pessoas. Em Setembro último na capital Nova Délhi o grupo reivindicou um ataque no qual morreram 21 pessoas.

Sem comentários: