sexta-feira, 13 de março de 2009

Desemprego e futuro

Após uma leitura atenta da actual conjuntura, derivada de uma estrutura à muito decadente, é minha convicção que após a actual reconversão económica mundial, nada voltará a ser como antes.
Sabendo-se dos efeitos negativos, tanto para o individuo em particular, como para a sociedade no geral, que o desemprego provoca e que na maioria dos casos, os postos de trabalho que actualmente se vão extinguindo dificilmente voltarão a existir.
Apresentamos como principal proposta de combate ao flagelo do desemprego, que todos os recebedores de apoios à situação de desempregados, sejam eles, subsidio de desemprego e/ou rendimento social de inserção, sem excepção, sejam frequentadores, durante o tempo que usufruem do subsidio, de cursos de formação, não para uma qualquer profissão ou para aperfeiçoamento da antiga, mas cursos direccionados para as reais necessidades dos mercados de trabalho onde se inserem.
Esses cursos poderiam, inclusive, ser fomentados pelas empresas empregadoras, serviriam ainda, como alavanca financeira para a manutenção e reestruturação dessas mesmas empresas.
Exemplos? O meu exemplo e o da minha esposa.
Está aberto o debate, aceitamos todo o tipo de propostas, que prometemos expor aqui no blog.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde. Concordo plenamente com a vossa proposta. Todo o mundo está reclamando e com razão por posto de trabalho que substituam os perdidos, mas tal como vocês afirmam, eu também não acredito que a maioria volte a existir. Só mesmo reconvertendo ou adquirindo novos conhecimentos, muitos voltarão a ter um posto de trabalho.
Parabéns pelo post e pelo excelente blog.

Elisabete Pereira

sandra valeriote disse...

Pois é... Momentos assim se fazem muito necessário que exista os que chegam para colaborar com excelentes idéias; tendo em vista que muitos, lamentavelmente, 'se perdem' nesses momentos que ocorrem conflitos atingindo grande proporção.
Eis um dos maravilhosos valores existente em nossa raça humana... “o pensamento positivo em benefício, também, aos próximos”.
A publicação 'merece mesmo' parabéns.
Um grande abraço, com muito carinho, dessa amiga.

Ana Gomes da Silva - Capikua disse...

Carissímos

Opinões como esta equivalem no meu entender a uma visão pro-activa desta crise, de fazer inveja a muitos politicos da oposição que tanto falam e tão poucas soluções apontam...

Esta "visita" não é apenas um comentário mas uma visita prometida na última sexta-feira.
Parabéns e votos de continuação do vosso excelente trabalho.

Ana Gomes da Silva