sábado, 18 de outubro de 2008

Erradicação da Pobreza: O contexto portugues

Segundo um estudo do INE, divulgado no passado dia 16 de Outubro, com dados referentes ao ano de 2005, cerca de 19% da população portuguesa, aproximadamente dois milhões, vive com menos de 366 euros por mês, ou seja, no limiar da pobreza.
O estudo aponta, ainda, que cerca de 32% da população activa entre os 16 e os 34 anos viveria na pobreza se dependesse apenas do seu trabalho, isto é, sem as transferências sociais do Estado, cerca de quatro milhões de portugueses seriam pobres.
Os dois milhões que vivem no limiar da pobreza, são maioritariamente idosos sozinhos e famílias cujo agregado familiar é composto por cinco ou mais elementos. No lado oposto, encontram-se as famílias sem filhos ou com somente um filho.
Apesar deste panorama, Portugal é o país da União Europeia que mais reduziu a pobreza nos últimos anos, continuando contudo acima da média europeia.

Para os mais interessados deixamos aqui e aqui, alguns dos últimos estudos realizados no nosso país sobre as características e a evolução da pobreza em Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem!Mereces os parabéns!
Vê-se que tens muito jeityo para fazeres este blogue para toda a genta ver!E também vê-se que serás um bom,até diria mais,um excelente sociologo!
Da tua família sem fim!E claro com muito orgulho!