segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"Era das identidades múltiplas"

Foi recentemente publicado o livro de Constantin von Barloewen: “Antropologia da Globalização”, obra na qual são discutidas as dimensões culturais e subjectivas provocadas pela Globalização.
Contrariamente ao que por norma acontece com a maioria das obras sobre a globalização, von Barloewen, não aborda a dimensão económica da globalização mas, a necessidade de reencontrar a utopia, de motivar para a acção e de redesenhar uma ética, ou seja, parte da constatação de que a “razão físico-matemática das ciências naturais e da economia, com a sua tecnologia, não coincide mais com a razão cultural, que se expressa na arte e nas ciências humanas”.
Constantin von Barloewen sublinha a necessidade da existência de um nivelamento mundial das tradições culturais e religiosas, apontando a necessidade de se passar da racionalidade a uma nova espiritualidade. Aponta, ainda, ser tempo de as culturas coexistirem, de existir uma nova ordem pluralista no mundo e, de uma diversidade reconciliada, tanto das culturas, como das religiões.
Para melhor conhecerem este professor de Antropologia Comparada da Escola Superior de Design e Artes de Karlsruhe, nascido em 1952 em Buenos Aires e que cresceu na Argentina e na Alemanha, que deu aulas em várias universidades da Europa e dos EUA e que vive actualmente em Paris. deixamos aqui a entrevista de Constantin von Barloewen ao DW-Word.

1 comentário:

Anónimo disse...

São pessoas como Constantin von Barloewen que nos ajudam a perceber melhor como o mundo deve realmente funcionar nesta época uma cada vez maior convivencia multicultural. Adorei a entrevista.
Parabens.
Joana Reis