segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A crise do Subprime em modelo simplificado

Para quem não percebeu ou não sabe bem o que é, ou gerou a crise americana, segue um breve exemplo económico para os mais leigos perceberem:

"Na Vila Carrapato, o Ti Joaquim tem uma tasca, e decide que vai vender copos fiados aos seus leais fregueses, maioritariamente bêbados e quase todos desempregados. Ao decidir vender a crédito, pode aumentar o preço da dose do tinto e da branquinha (enfatizam-se estes dois produtos para realçar os diferentes preço que os pingunços pagam pelo crédito). O gerente do banco do Ti Joaquim, um ousado administrador formado com um curso altamente reconhecido, decide que o livro das dívidas da tasca constitui, afinal, um activo receptível, e adianta dinheiro ao estabelecimento, tendo os fiados dos pingunços como garantia. Ao fim de algum tempo, os executivos do banco, igualmente ousados e formados com um curso altamente reconhecido, transformam-nos em acrónimos financeiros altamente apelativos, mas que ninguém sabe exactamente o que querem dizer, tais como, CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS.
Esses, adicionais, instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, nos mercado de commodities e derivativos financeiros, cujo lastro inicial toda a gente desconhece, ou seja, os tais livros das dívidas do Ti Joaquim.
Esses derivativos vão sendo negociados como títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados dos mais variados países. Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e a tasca do Ti Joaquim abre falência... e toda a cadeia ruí".

Fonte: anónimo da net

1 comentário:

TT disse...

Olá olá...
Ora então o Drº Paulo tem um blog..
Acho muito bem..vou ser uma espectadora assídua deste teu cantinho..

Uma beijoquinha

Saudadinhas

Tania Tobias