quarta-feira, 15 de abril de 2009

Archeological Tours - Turismo Arqueológico em Portugal


O Turismo Arqueológico ou Arqueoturismo, “consiste no processo decorrente do deslocamento e da permanência de visitantes a locais denominados sítios arqueológicos onde se encontram os vestígios remanescentes de antigas sociedades, sejam elas pré-históricas e/ou históricas passíveis de visitação terrestre ou aquática”. Estas considerações demonstram que o Turismo Arqueológico pode desempenhar funções relevantes para a sociedade e portanto merece uma atenção especial. Os Sítios Arqueológicos passam por prospecção e escavação. A visitação turística a um sítio acontece posteriormente à sua escavação ou concomitantemente a ela. Por um lado, onde o visitante tem acesso somente a uma das partes já escavadas, por outro lado, o visitante além de observar a escavação pode interagir com a mesma, principalmente por meio de mini-cursos ou estágios. Ou seja, a interpretação de um produto arqueológico está directamente relacionada com o seu consumo, ressaltando que o consumidor desse produto (o turista) adquire o direito de usufruir do mesmo por meio de uma “experiência vivencial” e que o resultado deste consumo constitui-se em aprimoramento cultural, recordações e fotografias. Isso acontece porque o produto turístico, em causa, não é um bem móvel., mas de um “bem de consumo abstracto que não pode ser avaliado de acordo com o seu tamanho, peso, formato ou cor”. Portanto, o consumidor o que recebe “é uma representação imaginária do que o produto pode proporcionar”. A interpretação dos produtos arqueoturísticos é imprescindível, visto que ela é antes de tudo, um instrumento de comunicação com o visitante. A interpretação visa informar sobre as características e particularidades dos atractivos através da mensagem apropriada e inteligível. Interpretar não é simplesmente informar, mas sim “revelar significados”, provocar emoções, estimular curiosidade, entreter e inspirar novas atitudes nos visitantes e proporcionar experiencias inesquecíveis. Isto é, o objectivo da interpretação é “comunicar o significado do lugar de forma interessante e efectiva, contribuir com a satisfação das necessidades dos visitantes”.
O interesse crescente pelo nosso passado, levou um grupo de especialistas em arqueologia, antropologia e sociologia a criar a ARQUEOTURIS, um projecto empresarial, pioneiro e especializado em serviços turísticos e culturais em Portugal, com sede no Alentejo, voltados para a divulgação do património arqueológico e histórico nacional.
O seu “ARCHEOLOGICAL TOUR” inclui visitas a sítios arqueológicos, que apresentam uma flecha temporal, do Paleolítico ao Período Islâmico.
Tudo foi concebido de modo a que o " ARCHEOLOGICAL TOURS " proporcione ao visitante uma gama de experiências inesquecíveis. Todos os locais têm sido criteriosamente estudados, contando com roteiros de visitação aos sítios arqueológicos e toda a infra-estrutura logística assim como o acompanhamento não por guias-turisticos, mas por investigadores especializados.
A ARQUEOTURIS dispõe, ainda, de um “Archaeological Excavation Tour”, neste caso pontual, no qual o visitante partilha as condições, o convívio e o trabalho com arqueólogos e estudantes de arqueologia de várias nacionalidades, numa verdadeira escavação de carácter científico. Neste Tour o visitante poderá, também, envolver-se no manuseamento dos artefactos encontrados e no seu tratamento no museu local.

Visite: http://www.arqueoturis.com/

8 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado a voces e à Arqueoturis por nos dar a conhecer locais maravilhosos e que muitos desconheciamos existir em Portugal.
Um beijo
Natália Ortigão

Anónimo disse...

Um optimo post para termos a noção do que é o conceito Arqueoturismo ou Turismo Arqueológico. O Archeological Tour da Arqueoturis parece ser uma experiência fantástica. É de empreendedores como estes que o nosso país e o mundo precisa. Parabéns.

Carlos Madeira

sandra valeriote disse...

Por tal iniciativa que apresenta excelência profissional unida à humana ... PARABÉNS, E, SUCESSO é o que vocês da arqueoturis, realmente, merecem.
Com carinho,
Sandra

Anónimo disse...

É de pessoas como vocês que o nosso país precisa... pessoas cultas e conhecedoras que poêm os seus conhecimentos ao serviço das restantes pessoas. Só o empreendedorismo, e não um certo "dejá vue" perpétuo pode fazer-nos ser melhores no futuro.
Parabéns. Abraço
Marques Costa

Anónimo disse...

Caros Senhores, os meus parabéns pelo post e pelo projecto que desenvolveram para dinamizar uma das regiões mais pobres e abandonadas do nosso país.
Desejo-vos toda a sorte do mundo nesta vossa aventura do turismo arqueológico para o Alentejo.

Augusto Barata

Anónimo disse...

Recebam desde já os meus mais sinceros parabéns pela iniciativa. Nesta hora de tanto péssimismo é bom saber que existem portugueses empreendedores e com vontade de ultrapassar as vicissitudes criadas pela actual conjuntura.

Ana Nunes

Anónimo disse...

Optimo post. Prabéns pelo vosso Arqueoturismo. Felicidades e muita sorte.
Amilcar Torres

Anónimo disse...

Força amigos.
Vou estar a torcer por vocês. Abraço

António Charneca