
Os dados trocados entre os dois computadores, um localizado no laboratório de Kleinrock na Ucla e outro na Universidade de Standford, eram pequenos e insignificantes, mas prepararam o terreno para a rede interuniversidades Arpanet, que cresceria e tornaria possível o surgimento da hoje indispensável internet.
A Arpanet começou como um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e os pequisadores e engenheiros foram contratados pelo governo americano com o objetivo de facilitar a troca de dados entre os órgãos de pesquisa governamentais.
Mas o próprio governo norte-americano, que financiou as primeiras pesquisas, não se envolveu muito com a internet e deixou que os engenheiros promovessem a idéia de uma rede aberta.
A ausência de regras e políticas comerciais que poderiam facilmente ter-se tornado um obstáculo foi um dos principais factores que mais influenciou o crescimento da internet.
Kleinrock estava longe de imaginar os fenômenos sociais que nasceriam com a sua criação, como Facebook, Twitter ou YouTube, entre outros.
Fonte: Terra
1 comentário:
E pensar que na cidade que moro a internet só se fez conhecida a pouco mais de 4 anos passados.
E o atraso vai além, pois até então pouco mais de 10% - "apenas" - dos habitantes tem acesso.
Eis a divisão para quem não está conectado ainda:
* muitos sabem que existe a internet, mas não tem possibilidade para se conectar;
* muitos não fazem ideia da existência desse espetacular meio de vida.
Enviar um comentário