quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ida: O Elo Perdido (Missing Link)?

Uma equipa de investigadores, revelou o fóssil de um primata com cerca de 47 milhões, que dizem representar o elo perdido entre o ser humano e o macaco, confirmando deste modo a teoria da evolução de Charles Darwin.
Oficialmente conhecido como Darwinius masillae, o fóssil mostra que este ser tinha polegares oponíveis como os seres humanos e unhas em vez de garras.
Segundo Jorn Hurum, "É como encontrar a Arca Perdida dos arqueólogos […] é o equivalente científico do Santo Graal […] este fóssil será provavelmente o único que será retratado em todos os livros didácticos nos próximos 100 anos".
Esta descoberta, efectuada no ano de 1983 por arqueólogos amadores, em Frankfurt, foi mantida em segredo até ontem.

Saiba mais aqui.

1 comentário:

Unknown disse...

Fantástico! agora de repente voltei às aulas de Origens do Homem e da Civilização (1º ano da faculdade) já há mais de 10 anos. A importância que se atribuía ao polegar oponível, responsável pela nossa diferenciação dos restantes primatas era tremenda. essa distanciação ocorria depois, não antes, e nunca tão antiga! a paleontologia humana é aquela disciplina que adoro. quantos milénios foram acrescentados à origem da nossa ramagem? é muito difícil estar actualizada com ela...
talvez agora seja mais fácil :)