quarta-feira, 22 de julho de 2009

Consequência não esperada da acção ou efeito perverso

O efeito perverso é a consequência não esperada da acção, a qual ocorre sempre que «a simples justa posição das acções individuais provoque efeitos colectivos ou individuais não necessariamente desejáveis”. Ou seja, todo e qualquer efeito agregado que seja diferente das intenções dos actores que protagonizam uma dada acção social e por eles não previsto.
Datado de 1919, época da famosa Lei Seca nos EUA, este anúncio foi publicado logo após o início da proibição da venda e fabrico de bebidas alcoólicas nos EUA. O texto do cartaz avisa os prevaricadores de que “lábios que bebam whisky não beijam os nossos”, ou seja, os das ditas senhoras.
Terá sido este, um dos motivos porque o seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabrico clandestino?

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Modos de ver

«O progresso das ciências [...] contribuirá para purificar ou para corromper os nossos costumes?».
A questão introdutória foi colocada a Jean-Jacques Rousseau pela academia de Dijon em 1750, durante o seu Discours sur les sciences et les arts.
Como era seu timbre, Rousseau respondeu de modo eloquente, formulando por sua vez, entre outras questões, igualmente elementares, as seguintes: «Há alguma relação entre ciência e virtude? Há alguma razão de peso para substituirmos o conhecimento vulgar que temos da natureza e da vida e que partilhamos com homens e mulheres da nossa sociedade pelo conhecimento científico produzido por poucos e inacessível à maioria?»
Rosseau viveu numa época onde a ciência moderna, saída da revolução científica do século XVI, iniciava uma transformação técnica e social sem precedentes na história da humanidade.
Hoje, passados mais de dois séculos, todos nós somos protagonistas e, ao mesmo tempo, produtos dessa nova ordem, assim como testemunhamos ao vivo as transformações por ela protagonizadas.
Se quisermos ir um pouco mais longe, duas perspectivas se nos afiguram. Por um lado, os progressos científicos das últimas quatro, cinco décadas, são de tal ordem que os séculos precedentes, isto é, desde o século XVI, nos parecem pré-históricos. Por outro lado, uma reflexão sobre a combinação dos limites do rigor científico e os perigos de uma catástrofe, fazem-nos temer pelo futuro, quer do planeta, quer da humanidade.
Na sua obra Modos de Ver, John Berger (1980) afirma que «aquilo que sabemos ou aquilo que julgamos saber afecta o modo como vemos as coisas».
Esta afirmação remete-nos para o conceito de Representação Social, que foi proposto por Serge Moscovici, no final dos anos 50, e que tem sido utilizado para analisar as categorias de pensamento através das quais um grupo social elabora e expressa as suas teorias sobre um facto social, que incluem a maneira de agir, pensar e sentir de um determinado grupo, manifestado por palavras e hábitos.
Assim sendo, Moscovici define representação social como um conjunto de conceitos, proposições e explicações criado na vida quotidiana no decurso da comunicação interindividual. São o equivalente, na nossa sociedade, dos «mitos e sistemas de crenças das sociedades tradicionais; podem ainda ser vistas como a versão contemporânea do senso comum».

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Gripe A (H1N1): Prevenção



A oferta na internet do medicamento Oseltamivir (Tamiflu), indicado para o tratamento da gripe A (H1N1), disparou nos últimos tempos e representa um «perigo para a saúde pública». O Oseltamivir (Tamiflu) não deve ser utilizado livremente, uma vez que a sua prescrição é estritamente médica, sendo que o uso indevido tem como consequência aumentar a probabilidade de surgirem resistências dos vírus ao medicamento. O Oseltamivir (Tamiflu) está absolutamente indicada a prescrição pelo médico e, além disso, o medicamento deve ser tomado seguindo as indicações rigorosas do médico. Não deve ser tomado em automedicação. Mas há outros riscos que a compra ilegal acarreta. Os estudos realizados em Portugal aos medicamentos vendidos ilegalmente através da Internet e apreendidos nas alfândegas apuraram que a esmagadora maioria dos alegados fármacos eram contrafeitos e podem colocar em causa a vida das pessoas.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sopa portuguesa

Portugal continua a sua senda de intercâmbio cultural.
Sabe-se que a comida ocidental não faz parte da dieta dos países islâmicos, mas o primeiro-sargento Fernando Lança, despenseiro da Marinha de Guerra Portuguesa começou a ensinar aos cozinheiros do Exército Afegão como se faz uma sopa de legumes portuguesa.
A ideia da sopa partiu dos afegãos, que provaram a cozinha portuguesa na cerimónia do dia 10 de Junho, Dia de Portugal.
"Temos aqui os legumes possíveis de encontrar. Temos aqui feijão verde, temos cenoura e temos batata. Não conseguiram arranjar nabo, nem abóbora, mas pronto...", explica o primeiro-sargento da Marinha sempre acompanhado do cozinheiro afegão que lhe foi "destinado" para a execução das tarefas e a quem fornece informação sobre a forma de gerir uma cozinha militar com as características próprias do Afeganistão. Por enquanto, vão também aprender a fazer sopa de legumes, "sempre que for possível encontrar os ingredientes necessários".

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Indianos e chineses revitalizaram Lisboa

Os imigrantes indianos em Portugal contribuíram para a revitalização de áreas degradadas e comercialmente decadentes, como a zona do Martim Moniz, e juntamente com os chineses «pintaram» Lisboa de outras cores e trouxeram novos cheiros a algumas ruas, refere a Lusa.
Os restaurantes chineses com os seus dragões e pórticos em dourado e vermelho e o cheiro a caril dos restaurantes indianos contribuíram para «introduzir elementos novos na paisagem da cidade, tanto ao nível dos elementos visuais presentes na paisagem, como do próprio cheiro», refere um estudo sobre as Comunidades de Origem Indiana na Área Metropolitana de Lisboa (AML) divulgado hoje na conferência internacional sobre «Empreendedorismo Imigrante».
Segundo o estudo, publicado na Revista Migrações, as iniciativas comerciais destas comunidades nos bairros centrais e periféricos da AML tiveram consequências ao nível da transformação da paisagem, de certas estratégias económicas e da própria alteração dos quadros dos valores e dos comportamentos sociais.
«Os novos edifícios públicos como as mesquitas construídas de raiz introduzem alterações marcantes na paisagem urbana, na medida em que trazem associados novos conceitos de estética, discordantes relativamente aos elementos que os rodeiam», sublinha o documento, da autoria de Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos.
O comércio indiano contribuiu, também, para a revitalização de áreas degradadas, como o Martim Moniz. «Apesar da degradação urbanística e social que se foi verificando até ao início do presente século, pode-se afirmar que a presença dos comerciantes indianos foi fundamental para atenuar o declínio» e para garantir a sobrevivência e oferta comercial naquela zona, acrescenta.

Fonte: TVI24

Michael Jackson

sexta-feira, 3 de julho de 2009

E tudo um par de “indicadores” levou…

O Ministro da Economia, Manuel Pinho foi demitido em pleno debate do estado da Nação.
Não por causa dos "indicadores económicos” da nossa economia, mas por um gesto, em resposta às “bocas” dos do costume, onde fez uso de outro tipo de "indicadores", os quais lhe custaram o cargo.
Assim vai a democracia em Portugal.